Sobre

 

Dialética 
caminho entre as ideias

Funciona desde 2014, em Lisboa.
Os projectos do atelier variam de escala, desde a escala doméstica à escala territorial. Procuramos, nas nossas propostas, estabelecer uma Dialética entre a reflexão sobre o programa, funcionalidade e uso e a importância da materialidade na relação das pessoas com o espaço e na criação de ambientes destinados a tipos de pessoas. Nunca encaramos o espaço como regra, mas o homem, ou seja, cada projecto é único por ser uma resposta e por vezes uma conversa com o cliente específico. O projecto será sempre o resultado da fusão entre memórias afectivas - as do cliente e as do arquitecto.  

Arquitectura Analógica

No trabalho que desenvolvemos procuramos que não seja perdida a infinidade de possibilidades arquitectónicas por ser imperativo lidar com sistemas digitais. A arquitectura não se pode limitar aos seus meios de representação e deve ser, sempre que possível, experimental para conseguir propor ambientes surpreendentes. O percurso que seguimos permite fazer descobertas insólitas em consequência da exploração de meios e esse material é determinante para o resultado final. Este é o caminho que pretendemos seguir e que não termina na construção, mas na vida. Através da arquitectura, pretendemos fazer propostas de vida. 

maf_cor.jpg

Mafalda Neuparth tem um Mestrado Integrado em Arquitectura pela Universidade Autónoma de Lisboa.

Tese de Mestrado sob o tema educação e espaços escolares no território: Proposta para uma escola básica em Alcabideche e dissertação sobre a história da educação e os espaços destinados ao ensino, incidindo sobre as diferentes escalas. Orientadores: João Pedro Falcão de Campos e João Gomes da Silva. 

Participação em diversos seminários, dos quais se destaca o Seminário Internacional de Arquitectura em 2008 no grupo do arquitecto Manuel Graça Dias e Egas José Vieira com proposta para reordenação da Praça do Comércio.

Colaboração no atelier Francisco Aires Mateus, participando em diversos projectos, dos quais se destacam o concurso para as portagens da Brisa, em São Bartolomeu de Messines (A2, fronteira Alentejo/Algarve) - primeiros classificados e habitação unifamiliar em Sesimbra.

Colaboração no atelier João Pedro Falcão de Campos em vários projectos, entre os quais a Sede do Banco de Portugal e casa unifamiliar na Herdade do Barrocal, Alentejo. 

Estágio profissional no atelier plco com o arquitecto Pedro Oliveira em diversos projectos, nomeadamente a requalificação do edifício do Caleidoscópio no Campo Grande, em Lisboa, recuperação de 4 ruínas em Odeceixe e o concurso para o novo museu da Bauhaus em Weimer, na Alemanha (menção honrosa).