Bica
Este apartamento, num terceiro andar alto do Bairro da Bica, remete para outros tempos e outras formas de habitar a cidade. De dimensões híper reduzidas e 5 janelas amplas de onde se vê o Tejo e por onde entra generosamente a luz do sol, a pré-existência apresentava 35m2 compartimentados de forma desorganizada e disfuncional.
A estratégia de intervenção passou por remover uma parede, potenciando a amplitude do espaço existente para que este se adapte às vivências contemporâneas. Este gesto promove a enorme presença dos vãos, que prolongam o espaço para o exterior, para o ambiente movimentado e cheio de vida deste bairro lisboeta.
As carpintarias, pintadas de branco, mimetizam as guarnições originais no que toca às suas dimensões (rodapés altos) e à sua função (protecção de arestas vivas em estuque), esquecendo, no entanto, o seu carácter ornamental com pormenores decorativos.
A depuração aplicada na reorganização do espaço e no desenho dos elementos que o compõem não acontece nos materiais de revestimento. Estes, de identidade forte e díspar, existem para criar uma composição que pretende animar harmoniosamente esta pequena casa.
Localização
Bica, Lisboa, 2020–2023
Autoria
Mafalda Neuparth Arquitectos
Desenvolvido por
Mafalda Neuparth, Maria de Lurdes Fialho, André Duarte, Maria Lopez
Construtor
Vítor Nunes Marçal
Cliente
Privado
Fotografia
© Daniel Malhão