03 © 2022-23, Daniel Malhão (All Rights Reserved). Mafalda Neuparth. Algés. (3028).jpg

Casa Verde

 
 

Casa Verde

 
 

No pátio tardoz de uma moradia isolada no centro consolidado de Algés, uma pré-existência remetia-nos para o início do Séc. XX. Verdejava, intenso, um jardim perfumado por frondosas glicínias e bananeiras. No interior, o toque do stucco veneziano dos frescos nos planos das paredes, as portadas em madeira de 3 folhas estreitas e altas, a rede elétrica delicada, com cabos entrançados visíveis e interruptores de porcelana. A geometria cúbica de cada divisão e a luz do sol filtrada pelo colorido da vegetação do jardim, elevavam este ambiente extraordinário - antiga casa de férias de Lisboetas - para um lugar que prometia obter hoje um outro tipo nobreza espacial, um lugar único e ideal para receber o quotidiano de uma família.

A intervenção foi um desafio: reconstruir - tentando preservar o que nos parecia exemplar e ali existia - imprimindo em cada intenção arquitectónica o maior dos paradoxos: delicadeza e força. Foi com este princípio que a Casa Verde foi pensada e redesenhada: com um respeito imenso pela pré-existência, recusar uma atitude ambígua e renovar com fôlego toda a sua identidade. A materialidade foi definida de acordo com o carácter implícito da passagem do tempo – paralelo à apropriação e afirmação do novo espaço.

Este projecto continua a ser desenvolvido no atelier, desenhando mobiliário móvel, adereços decorativos, reorganizando o interior, experimentando articulações que os espaços amplos, vazios e flexíveis, permitem.

 
 
 
 

Localização
Algés, 2015–2021

Autoria

Mafalda Neuparth Arquitectos

Desenvolvido por
Mafalda Neuparth, Diana Pinto Leite, José Pedro Neuparth, Catarina Garrido Paulo

Engenharia
Nuno Pitta Soares

Arquitectura Paisagista
João Ferreira Silva

Iluminação
Alight

Cliente
Privado

Fotografia
Daniel Malhão ©