003.jpg

Casa Leque

 
 

Casa Leque

 
 

O apartamento, com 70m2, insere-se num edifício que desenha uma curva evidenciada sobre uma rua da baixa de Algés. 

A estratégia de intervenção questiona a geometria irracional pré-existente, marcada por ângulos agudos, para procurar a ortogonalidade e a racionalidade geométrica de cada espaço, reconfigurando o seu desenho e criando mobiliário fixo.

Através de linhas e planos paralelos regula-se e amplia-se os espaços de estar, desenhando-se o largo espaço de entrada e circulação, que preserva o seu caráter de afunilamento e abertura irregular entre as suas paredes confinantes.

Aproveitando o potencial modelador do mobiliário fixo, resolve-se o remate entre paredes e divisões contíguas, gerando simultaneamente áreas funcionais de arrumação, trabalho, refeição e higiene. Armários construídos em painéis tricapa de pinho definem os encontros entre os espaços de dormir e os espaços de estar. Através da mesma estratégia, geram-se duas mesas de trabalho, num dos quartos e na sala, que os contêm e regularizam. Por último, a nova configuração do limite entre a instalação sanitária e a cozinha vem valorizar os dois espaços, num movimento que oferece um espaço de comer e, ao mesmo tempo, desenha um lavatório único e detalhado em chapa de mármore. Através do traçado das novas paredes e do mobiliário associado, a irregularidade existente transformou-se numa oportunidade de desenho.

A construção primordial foi preservada e continuada, nomeadamente o pavimento em tacos de madeira maciça e as esquinas boleadas entre paredes, rodapés e sancas. Aproveitaram-se as portas interiores, substituindo os vidros já adulterados por vidros com texturas idênticas às originais.

Valorizou-se o uso de materiais “sinceros” - iguais em toda a sua espessura - quer pela beleza do seu envelhecimento, quer pela suavidade táctil, bem como a matização das texturas superficiais. 

Deste modo, num curto espaço, geram-se várias ambiências distintas, com diferentes funções, materiais e tons, para acolher as variáveis do quotidiano.

 
 
 
 

Localização
Algés, 2020–2021

Autoria

Mafalda Neuparth Arquitectos

Desenvolvido por
Mafalda Neuparth, Maria de Lurdes Fialho, Catarina Garrido Paulo

Cliente
Privado

Construtor
Vítor Nunes Marçal

Fotografia
Eduardo Nascimento . Do Mal O Menos ©