Quinta do Lambert
Este projecto focou-se na reabilitação de um apartamento de 84 m2 na zona da Quinta do Lambert, em Alvalade. A parca qualidade dos acabamentos existentes, já datados, levou à necessidade de remodelação interior, enfatizando a frente única da casa, naturalmente muito iluminada, e a estrutura presente de lâminas paralelas de betão armado.
A intervenção manteve a organização espacial, mas resgatou a característica fundamental do apartamento, usando as lâminas de betão para estruturar ainda mais visivelmente o espaço, assumindo-se como organizadoras do habitar. Nesta lógica, ampliou-se a cozinha e a instalação sanitária para as tornar mais funcionais, ajustando-se o corredor e acentuando-o como ligação clara e linear das divisões da casa.
A cozinha foi modernizada e transformada num espaço iluminado e que ilumina. Ligando-se diretamente com a zona de estar e mantendo o seu acesso através do corredor, feito por uma dupla porta pivotante que permite a passagem da luz, este espaço converteu-se no epicentro da casa, um núcleo transparente e funcional que se relaciona e acolhe.
A instalação sanitária foi também ampliada e reorganizada, tornando-se mais funcional e confortável. Foi-lhe concedido um espelho generoso, um espaço de banho mais amplo, novas zonas de arrumação e equipamentos sanitários conjugados harmoniosamente.
A intervenção nos armários e nas portas foi um ponto essencial no projecto, definindo a continuidade visual do corredor e a sua articulação com as divisões da casa. Acentuou-se a perspectiva deste percurso através do alinhamento das paredes, portas, aduelas e rodapés, da utilização de sistemas de abertura subtis, rasgando vãos até ao tecto, e da conjugação dos materiais utilizados.
Desta forma, os acabamentos e mobiliário foram modernizados através de uma linguagem minimalista, na qual a madeira maciça de afzélia pontua o branco lavado de textura e calor, gerando um ambiente luminoso e simultaneamente acolhedor.
A reabilitação estabeleceu uma intenção espacial clara, valorizando as qualidades dos espaços, marcando-os com percursos e movimentos leves mas simultaneamente nítidos e bem definidos.
Localização
Lisboa, 2021–2022
Autoria
Mafalda Neuparth Arquitectos
Desenvolvido por
Mafalda Neuparth, Catarina Garrido Paulo, Izabel Barboni
Iluminação
Alight
Cliente
Privado
Construtor
Vítor Nunes Marçal
Fotografia
Nuno Almendra